Localização Geografica A Grécia está situada no sudeste da Europa, no sul da península balcânica. A Grécia é circundada ao norte pela Bulgária, pela Macedônia e pela Albânia; ao oeste pelo mar Jônico; ao sul pelo mar Mediterrâneo e ao leste pelo mar Egeu.
Clima
O clima da Grécia é dividido dentro de três classes:
- Um clima mediterrânico retrata invernos suaves, húmidos e verões quentes, secos. Temperaturas raramente atingem extremos, embora quedas de neve ocorram ocasionalmente em Atenas, Cíclades e Creta durante o inverno.
- Um clima alpino é encontrado na Grécia do leste (Épiro, Grécia central, Tessália e oeste da Macedônia) e no Peloponeso central (Acaia, Arcádia e Lacônia).
- Um clima temperado é encontrado no leste da Macedônia, na Macedônia central e na Trácia, em lugares como Komotini, Xanthi e norte de Euros; com invernos frios, úmidos e verões quentes, secos.
Os subúrbios do sul de Atenas estão na zona mediterrânea, enquanto os subúrbios do norte possuem um clima temperado e húmido devido as chuvas torrenciais.
Relevo
Na superfície da península balcânica e das ilhas do Egeu, primeiras regiões ocupadas pelos gregos predominam o relevo montanhoso. As montanhas mais elevadas têm orientação noroeste-sudeste (Cadeia do Pindo) e seu ponto culminante é o Monte Olimpo, com 2.917 metros. Há numerosas cavernas e, entre elas, planícies e pequenos planaltos cercados por terreno acidentado e de acesso difícil.
O relevo de toda a parte oriental do Mediterrâneo se formou durante o Terciário, entre 65 e 2 milhões de anos A.P. Há ainda significante instabilidade geológica na região, e abalos sísmicos ocorrem de tempos em tempos até hoje.
As demais regiões ocupadas pelos gregos têm morfologia semelhante. Um planalto elevado domina a península anatólica e a costa, bastante estreita, é recortada e cheia de pequenas ilhas. O sul da península italiana tem uma cadeia montanhosa central (Apeninos) cercada de pequenas planícies costeiras; o relevo da Sicília é, no entanto, pouco pronunciado e há amplas e férteis planícies.
As barreiras estabelecidas pelo relevo favoreceram o isolamento entre as comunidades gregas que foram se estabelecendo nas planícies a partir do Neolítico ou da Idade do Bronze. A ligação entre as cidades mais distantes, em geral, se dava por via marítima, pois as costas recortadas e as ilhas numerosas e próximas umas das outras facilitavam a navegação.
Atrações turísticas e paisagens naturais
. Além de cidades e monumentos históricos, a Grécia possui muitas ilhas e belas praias.
. Milhares de costas denteados, montanhas, grutas e gargantas imponentes, lagos, rios, habitats naturais de extrema beleza e ecossistemas únicos.
Características culturais da população
. Um grego típico tem espesso e ondulado o cabelo preto encaracolado, os olhos podem ser verdes, castanhos ou azuis.
.O Cristianismo Ortodoxo Oriental é a religião de 95% da população grega e é concedido o estatuto da “religião dominante” na Constituição.
. Pratos variados e muito saudáveis compõem a mesa dos gregos e agradam o paladar de milhares de turistas que visitam a região.
. A dança da Grécia é uma mistura de ritmos ocidentais e orientais traduzidos por instrumentos típicos e milenares. Alguns ritmos ficaram mundialmente conhecidos, como o Hassápiko. O Tsiftetéli é um ritmo que mistura o som de um rock anos 60 com o som da música árabe e vem invadindo a Europa nos últimos anos.
Destaques Econômicos
. A economia da Grécia é uma economia capitalista mista, desenvolvida, com grande participação das empresas governamentais e privada tendo
como principal atividade o setor de serviços. A indústria responde por 20.7% do
PIB, a agricultura por 5.1%, enquanto o setor de serviços responde por cerca de
74.4%, com destaque para o turismo que gera cerca de 15% das receitas do
país.